Objetivo
Revisar, analisar e propor formas de preenchimento das diversas obrigações acessórias como ECF, DCTF, REINF, DIRF, EFD Fiscal e Contribuições, SPED entre outras.
- Um primeiro passo é a revisão, que tem como objetivo verificar se todas as informações presentes nas obrigações acessórias estão corretas e em conformidade com a legislação tributária vigente. O profissional responsável pela revisão analisará as informações contábeis, fiscais e financeiras da empresa para garantir que não haja omissões, erros ou inconsistências nos dados apresentados nas obrigações acessórias.
- Posteriormente, uma análise envolvendo a comparação de dados contábeis e fiscais, a verificação de consistência entre diferentes declarações e a avaliação da adequação das práticas contábeis e fiscais aos requisitos legais. Também é comum verificar se os valores informados nas obrigações estão de acordo com os lançamentos contábeis e a realidade da empresa.
- Com base nas informações obtidas na revisão e análise, a GEAM poderá orientar sobre a correta forma de preenchimento e apresentação das obrigações acessórias em consonância com a legislação aplicável.